Diário de Bordo

Os primeiros dias

Tudo começou quando, em nossa primeira aula de Identidade e Cultura com a professora Ana Dietrich, nos foi solicitado que  escolhêssemos uma manifestação cultural e um evento cultural como trabalho final da disciplina.  A manifestação deveria ser na região do Grande ABC  com o intuito de realizarmos, ao final do quadrimestre, um mapa cultural da região, e o evento poderia ser em outras localidades. O grupo que se formou, contendo os integrantes Ayla, Marília, Janice, Giovani, Daniel, Bruno, Matheus, Tairine e Sara, se reuniu  para decidir qual seria nossa escolha; conversa vai, conversa vem, e decidimos que a manifestação cultural que estudaríamos no Grande ABC seria o grupo de dança Integrarte, que tem em seu quadro,  dançarinos ouvintes e não-ouvintes, além de trabalhar também com outros projetos que incluem cegos e portadores da Síndrome de Down. O evento cultural escolhido foi o sincretismo religioso, onde pretendíamos visitar alguns templos, entre eles o templo Zu Lai em Cotia.

Grupo Integrarte
Templo Zu Lai
Primeira reunião e algumas mudanças

Algumas aulas se passaram, adquirimos uma série de conhecimentos com relação aos temas cultura e identidade a partir das leituras e discussão dos textos, e um dia, mais especificamente dia 15 de agosto, alguns dos membros se encontraram para uma breve reunião. Durante esse encontro, discutimos o quanto o trabalho e a criação do blog seriam realmente trabalhosos e que exigiram bastante da gente, além de exigir um tempo que não dispúnhamos com tanta facilidade, portanto nesse dia decidimos alterar um pouco nosso projeto original: substituímos o sincretismo religioso pelo grupo de teatro Oficina dos Menestréis, que possui diversos trabalhos tidos como inclusivos envolvendo pessoas cadeirantes, surdas, cegas, com Síndrome de Down e, mais recentemente, com autismo. Essa mudança nos auxiliaria na elaboração do trabalho pois tanto o grupo Integrarte quanto os trabalhos sociais da Oficina dos Menestréis abordam o mesmo tema: a inclusão social de pessoas com deficiência através da arte. Também ficou decidido nesse dia qual seria o nome de nosso grupo e de nosso blog: INCLUSIVE UFABC.

Turma de cadeirantes na Oficina dos Menestréis

Os primeiros contatos

No dia 20 de agosto, tentamos nosso primeiro contato com a Oficina dos Menestréis e conseguimos falar com uma das moças da secretaria. Expusemos nossa intenção de participar de um treinamento com alguma turma dos projetos sociais para a realização de um trabalho na UFABC e nos foi dada a orientação de retornar a ligação no começo de setembro, quando as turmas especiais começariam o treinamento. Enquanto   aguardávamos o próximo mês para retomarmos o contato com a Oficina, começamos o contato com o Integrarte, porém foram necessárias muitas tentativas até que finalmente conseguíssemos conversar com alguém, explicar nossas intenções e receber alguma orientação de como deveríamos prosseguir com os agendamentos.

Segunda reunião

No dia 30 de agosto, revolvemos realizar mais uma reunião para verificar em que ponto do trabalho estávamos e o que seria decidido. A reunião foi feito no campus de São Bernardo do Campo, bloco Alpha, sala de estudos.

Segunda reunião do grupo Inclusive

Primeiramente com relação ao Integrarte, devido ao fato do grupo de dança ser mantido pela Prefeitura do Município de São Bernardo, seria preciso que elaborássemos um documento oficial contendo o projeto do nosso trabalho e uma solicitação para realização de pesquisa, assinada pela coordenadora da disciplina de Identidade e Cultura. Estabelecemos, nessa reunião, as pessoas do grupo que ficariam responsáveis pela elaboração do documento para que fosse assinado e entregue  na Secretaria de Educação do Município.

Com relação à Oficina, paramos por um momento para analisar nossa situação: se o treinamento dos deficientes começaria apenas no início de setembro, seria muito improvável que conseguíssemos assistir a uma peça dessa turma, pois a Oficina dos Menestréis tem um programa de treinamento seguido de um tempo de ensaio e, finalmente, a apresentação. Chegaria o tempo de apresentarmos nosso trabalho em sala de aula muito antes das turmas especiais estarem prontas para uma apresentação. Mas queríamos, e muito!, assistir a uma peça da Oficina. Foi então que procuramos conhecer qual era a programação da Oficina e descobrimos que o próximo final de semana, dias 31/08 e 01/09,  seria o último para a apresentação da peça Filhos do Brasil com a turma do projeto social denominada “Projeto Juntos”, que visa a inclusão de pessoas com baixa renda.

Finalizamos a reunião assistindo alguns vídeos do Integrarte disponíveis no Youtube para que os integrantes pudessem se familiarizar com o que veriam na manifestação cultural. Você pode conferir um desses vídeos abaixo:



Documentação em dia

Durante o final de semana, dias 31/08 e 01/09, elaboramos os documentos que a Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo exigia para que realizássemos a visita de pesquisa junto ao Integrarte.  Na segunda-feira, dia 02 de setembro, a professora Ana assinou a solicitação e no dia seguinte a mesma foi entregue. Ficamos alguns dias a esperar, ansiosos por uma resposta e temerosos de que nossa solicitação não fosse aceita ou que talvez fosse aceita porém tardiamente. Para nosso alívio, contudo, no dia 10 de setembro recebemos autorização  e ligamos para o Integrarte para agendarmos o dia da visita. Conversamos com a Sra. Geisa, a responsável pelo grupo, e agendamos a visita para o dia 20 de setembro. Ao menos essa parte estava concluída e certa !

A espera pela autorização da Oficina e a conquista

O alívio com a conquista da autorização para visitarmos o Integrarte não conseguiu nos deixar completamente relaxados, pois ainda precisávamos conseguir autorização da Oficina dos Menestréis, onde iríamos participar de um ensaio junto com os alunos. Quando chegou setembro, esperamos alguns dias para entrar novamente em contato e em 09 de setembro ligamos novamente para a secretaria. Quem nos atendeu disse que as turmas dos projetos sociais já estavam começando e que deveríamos enviar um e-mail para a Sra. Evelyn Klein, uma das diretoras do teatro a fim de  agendarmos a visita. No mesmo dia o e-mail foi enviado e ficamos no aguardo. Ansiosos por uma resposta, quando chegou o dia 15 de setembro reenviamos a mensagem, pois precisávamos agendar essa visita o quanto antes: nosso tempo era curto. Para nossa alegria, no dia seguinte recebemos uma mensagem da Sra. Evelyn pedindo que escolhêssemos um dia para ir à Oficina, dando-nos as opções das terças-feiras ou domingos.

Terceira reunião e vídeo "Viva a Diferença"

Nosso terceiro encontro aconteceu no dia 16 de setembro. Assistimos a um trecho do documentário "Viva a Diferença", um vídeo com duração de 25 minutos  que compõe a Série “Não é o que Parece” produzida pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia. Este documentário trata da construção da Identidade a partir das diferenças, discute as percepções de igualdade e diferença presentes em nossa sociedade e as questões relacionadas aos vários estereótipos que perpassam as nossas relações com as pessoas consideradas “diferentes”. Acreditamos que seria um conteúdo muito importante para o tema da disciplina e ficou decidido que um trecho do filme, mais especificamente o que trata de pessoas com deficiência, seria usado na apresentação. Toda a série encontra-se disponível aqui e um trecho do filme pode ser visto abaixo:




Nessa mesma reunião organizamos a visita ao Integrarte, horários, pontos de encontro e etc, bem como definimos o dia para a visita à Oficina dos Menestréis. Escolhemos o dia em que a maioria dos participantes do grupo pudessem ir e que não estivesse tão próximo da data de apresentação do trabalho, o que acabou nos levando à escolha do dia 22 de setembro, um domingo.

Por último, definimos melhor quais eram as ações pendentes, como: transferir a data da monitoria com a estagiária da disciplina, Raquel, para tirarmos as dúvidas sobre a organização do trabalho, pois havíamos anteriormente marcado a monitoria para o dia 20 de setembro, dia em que estaremos visitando o Integrarte; fazer a edição do vídeo "Viva a Diferença" para a apresentação; fazer um termo de autorização para uso e veiculação de imagem, necessário para a filmagem do Grupo Integrarte; organizar os slides para a apresentação; definir data e horário para o ensaio geral da apresentação; e organizar a relação das referências utilizadas. Muito a fazer!

Quarta reunião

No dia 19/09 fizemos uma convocação geral para acertarmos os detalhes da ida ao Integrarte e à Oficina dos Menestréis. Como o Grupo Integrarte está fazendo apresentações nas EMEB de Educação Infantil da Rede Municipal, combinamos que no dia 20 de setembro, às 13h30, alguns de nós iríamos assistir e documentar essa apresentação. Optamos por não irmos todos para a EMEB para evitarmos provocar tumulto, já que as crianças são pequenas. Depois de assistirmos a essa apresentação nos encontraríamos às 15 horas na sede do Integrarte, no Centro da Cidade. 

A ida à Oficina dos Menestréis ficou agendada para o dia  22 de setembro, domingo,  das 15h30 às 17h30. Também seriam necessárias autorizações para uso  e veiculação de imagem. Organizamos um roteiro para a entrevista com o diretor da peça, Deto Montenegro e com alguns integrantes.

Quinta reunião

No dia 26 de setembro voltamos a nos reunir. Trocamos impressões sobre a pesquisa e discutimos o formato da apresentação oral que será feita no dia 02 de outubro. Fizemos a distribuição dos tópicos entre os integrantes do grupo, definimos os tempos de cada um e a sequência da apresentação. Também nos dividimos para a realização do encontro com a monitora Raquel que aconteceria no dia 27 de setembro. Combinamos um ensaio geral para o dia 01 de outubro para acertamos os últimos detalhes.

Sexta reunião e monitoria

No dia 27 de setembro, nos reunimos para realizar a monitoria com a Rachel e tirar as dúvidas que eventualmente tivéssemos. A Rachel pegou um super trânsito à caminho da faculdade e a monitoria, que deveria ser às 17h, acabou ocorrendo às 19h, mas deu tudo certo ! Ela nos deu várias dicas ótimas para o blog, principalmente na questão da organização dos tópicos que seriam colocados nas abas laterais, e achamos que a conversa rendeu bons resultados.

Sexta reunião e monitoria com a Rachel

Sétima e última reunião

Voltamos a nos reunir pela última vez no dia 01 de outubro, um dia antes de nossa apresentação, para decidirmos de vez o que cada um do grupo iria falar na apresentação. Terminamos de ver alguns pontos que aina precisavam de finalização no blog e combinados de chegarmos todos mais cedo no dia seguinte para que pudéssemos ensaiar um pouco antes da derradeira apresentação.


A última reunião

Apresentação

Hoje, dia 02 de outubro, estamos apresentando nosso trabalho para a professora e toda a turma com a esperança de lhes passar tudo o que aprendemos e vivenciamos durante nossa experiência.

Grupo Inclusive na apresentação de seu trabalho


Obs.: os relatos da pesquisa junto ao Grupo Integrarte e à Oficina dos Menestréis encontram-se em tópicos específicos.