Identidade e Cultura
Professora: Ana Maria Dietrich
Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (UFABC) e colaboradora do Mestrado em História, linha História Cultural, da Universidade Severino Sombra (USS-RJ). É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON. Atua como colaboradora da Escola Livre de Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena o Programa de Extensão / PROEXT/ MEC / 2011 - Memória dos Paladares. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas , Café com PP e Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Memória, Identidade e Na rrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades. (Texto informado pelo autor)
Disciplina:
Código: BH0302 TPI: 4-0-4
Carga Horária: 48horas
Ementa:
Os diversos conceitos de cultura através dos tempos; teorias sociais sobre cultura; cultura como conceito antropológico; a questão da diversidade cultural e as teorias que as explicam; o evolucionismo, o funcionalismo, o culturalismo, a difusão cultural, o estruturalismo e a teoria interpretativa da cultura; cultura e personalidade; socialização e cultura; abordagem interacionista de cultura; o significado de aculturação; cultura popular; cultura de massa; cultura de classe; cultura e a noção bourdieuana de “habitus”; usos sociais da noção de cultura; cultura polít ica, cultura empresarial e organizacional; relativismo cultural e etnocentrismo; conceitos de identidade; relação de identidade e cultura; identidade cultura l e identidade social; concepção relacional e situacional de identidade cultural; cultura, identidade e etnia; Estado e identidade; estratégias de identidade; fronteiras da identidade; cultura e identidade na globalização; Políticas Públicas e identidade cultural; etnografia como forma de compreender a cultura de grupos sociais; estudo de casos de implementação de Políticas Públicas em grupos sociais distintos: sucessos e insucessos.
Bibliografia Básica:
CASTELLS, M.; O poder da identidade; Paz e Terra.
CLIFFORD, J.; A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX; UFRJ.
LÉVI STRAUSS, C.; Tristes Trópicos; Edições 70.
MATHEWS, G.; Cultura global e identidade individual : à procura de um lar no supermercado cultural; EDUSC.
Bibliografia Complementar:
ABDALA JUNIOR, B.; Margens da Cultura: mestiçagens, hibridimos & outras misturas ; Boitempo Editorial
BOSI, A.; Cultura brasileira: temas e situações;Ática.
CANCLINI, N. G.; A Globalização imaginada; Iluminuras.
CANCLINI, N. G; Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização; UFRJ.
CANCLINI, N. G; Culturas híbridas; EDUSP.
Bibliografia Básica Sugerida pela Professora:
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Caminhos da Identidade: ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: Paralelo 15, 2006.30
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru, SP: Edusc, 2002.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
Bibliografia Complementar Sugerida pela Professora:
ADORNO, T., Indústria cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX.
Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes Trópicos. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
MATHEWS, Gordon. Cultura global e identidade individual: à procura de um lar no supermercado cultural. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
Disponível em: Bacharelado em Ciências e Humanidades
Disponível em: Bacharelado em Ciências e Humanidades
