Projeto

Arte e Construção da Identidade de Pessoas com Deficiências

Introdução

A inclusão, termo que surge no bojo das discussões sobre a construção de uma sociedade mais democrática e justa, se constitui em uma das muitas questões emergentes na pós-modernidade. A inclusão se fundamenta em uma proposta filosófica que reconhece a diversidade da vida em sociedade e implica em que todos possam acessar recursos e serviços disponíveis, independente de suas peculiaridades enquanto indivíduos ou grupos.  Esta visão se contrapõe aos modelos excludentes historicamente dominantes que segregam grupos minoritários, restringindo sua participação e circulação sociais.
O paradigma inclusivo impõe mudanças na concepção dos espaços públicos, nos serviços, na legislação, entre outros aspectos, transformando significativamente as relações entre estes diferentes segmentos que se mantinham distanciados. Compreender as novas identidades que se configuram a partir destes encontros é o propósito deste estudo.

Justificativa

O discurso da inclusão e aceitação da diversidade está inserido na pós modernidade e esse novo paradigma vem alterando a construção da identidade das pessoas com deficiências e também das pessoas sem deficiências que passaram a conviver nos mesmos espaços sociais.  A forma como a comunidade se relaciona com essas pessoas tende a interferir na construção da sua identidade e só agora com uma nova mentalidade é possível que essa forma se altere.
A construção da identidade vai além de aspectos biológicos e psicossociais; mantém estreita relação com o processo histórico, envolvendo, pois as relações que o atravessam, tendo como base as constantes transformações sociais que podem determinar uma maior  inclusão/exclusão dos indivíduos.
O presente trabalho tem como foco a compreensão da construção da identidade de pessoas com deficiência a partir de suas vivências com parceiros não deficientes, com a intenção de entender como se processam tais relações. Busca-se compreender como a identidade desses grupos está sendo ressignificada a partir do paradigma da inclusão.
Este estudo justifica-se pela importância que o tema da identidade representa para o entendimento das questões que atravessam a contemporaneidade.


Objetivos

Conhecer instituições voltadas para cultura na região do Grande ABC.
Discutir aspectos da construção da identidade de pessoas com deficiência a partir do paradigma da inclusão.

Metodologia

Este estudo será realizado através de pesquisa virtual e pesquisa de campo com grupos que atuam no desenvolvimento de atividades artísticas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência.
  
Ações

  • Definição dos dois projetos a serem pesquisados.
  • Levantamento do material publicado sobre tais projetos.
  • Contatos com responsáveis pelos projetos.
  • Agendamento das pesquisas de campo.
  • Pesquisa de campo envolvendo:
o   entrevista com a coordenação dos projetos e com pelo menos dois participantes.
o   acompanhamento de pelo menos um evento cultural/apresentação.
o   registro da(s) apresentação(ões) através de fotografias e/ou filmagens.

·         Exposição do trabalho em um blog.
  • Apresentação e discussão do tema em sala de aula.

Roteiro para a Entrevista

Será realizada através de um questionário com perguntas abertas,  contemplando os seguintes aspectos:

Para a coordenação

  • História do Grupo.
  • Situação atual: trabalho desenvolvido, composição, organização dos espetáculos.
  • Questões que atravessam as relações entre pessoas com e sem deficiência.
  • Recursos de acessibilidade necessários para o aprendizado.
  • Diferenças entre a postura da sociedade em relação ao projeto quando este surgiu e na atualidade.
  • Perspectivas do trabalho.

Para os Integrantes

  • Percepção sobre o trabalho em um grupo constituído de pessoas com e sem deficiências.
  • Dificuldades encontradas.
  • Recursos de acessibilidade necessários para o desenvolvimento das atividades.
  • Mudanças provocadas pela participação no projeto

Referências

ARANHA, M.S.F.  Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Disponível em http://migre.me/gdQYj. Consulta em 10/09/2013
HALL, S.  Identidade Cultural na Pós-Modernidade.  Do livro: A identidade cultural na pós-modernidade, DP&A Editora, 1ª edição em 1992, Rio de Janeiro, 11ª edição em 2006, 102 páginas, tradução: tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.
Homo Sapiens 1900. Direção: Peter Cohen, 1998 disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3ZzAJrLHt-U. Consulta em 10/09/2013.